Alimentando o Lucro: Como os ambientes alimentares estão falhando com as crianças (Unicef, 2025)
UNICEF | SETEMBRO 2025
Em 2025, a prevalência global de obesidade entre crianças e adolescentes em idade escolar ultrapassou o baixo peso pela primeira vez. Essa mudança drástica diante da desnutrição coloca em risco a saúde e o potencial futuro de crianças, comunidades e nações.
O Relatório de Nutrição Infantil de 2025 – ‘Alimentando o Lucro: Como os ambientes alimentares estão falhando com as crianças’ – revela como ambientes alimentares não saudáveis estão contribuindo para o aumento mundial de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes.
O relatório apresenta os dados mais recentes sobre a situação, as tendências e as desigualdades em relação ao sobrepeso e à obesidade entre crianças e adolescentes em todo o mundo. Descreve como os ambientes alimentares expõem crianças e adolescentes a um fornecimento constante de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas, baratos e comercializados de forma agressiva, sem, no entanto, disponibilizar opções nutritivas a preços acessíveis. Também explica como a falta de políticas eficazes deixa os países despreparados para proteger crianças e adolescentes desses ambientes alimentares nocivos.
Com base em exemplos recentes de países que fizeram progressos extraordinários, o relatório apresenta oito recomendações para transformar os ambientes alimentares das crianças:
- Implementar o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e as resoluções subsequentes da Assembleia Mundial da Saúde para proteger e promover a amamentação e a alimentação complementar adequada.
- Implementar medidas abrangentes e obrigatórias para transformar os ambientes alimentares (ambientes de alimentação escolar, restrições de marketing de alimentos, rotulagem de alimentos, impostos sobre alimentos e bebidas não saudáveis e reformulação de alimentos).
- Implementar políticas abrangentes para melhorar a disponibilidade e a acessibilidade de alimentos nutritivos produzidos localmente para crianças e adolescentes.
- Estabelecer salvaguardas robustas para proteger os processos de políticas públicas da interferência da indústria de alimentos ultraprocessados.
- Implementar iniciativas de mudança social e comportamental que capacitem famílias e comunidades a reivindicar seu direito a um ambiente alimentar saudável.
- Fortalecer os programas de proteção social para combater a pobreza de renda e aumentar o acesso das crianças a dietas nutritivas e saudáveis.
- Envolver os jovens na formulação de políticas públicas sobre justiça alimentar, promovendo a defesa de direitos liderada pelos jovens.
- Fortalecer os sistemas globais e nacionais de dados e vigilância para monitorar ambientes alimentares, dietas e sobrepeso entre crianças e adolescentes.
Data de publicação: Setembro de 2025
Idiomas: Inglês (resumo em: العربية | Espanhol | Français | Português | Russo )
IBFAN – Desde 1979 protegendo a amamentação!