WBTI
INICIATIVA MUNDIAL SOBRE TENDÊNCIAS DO ALEITAMENTO MATERNO
World Breastfeeding Trends Initiative (WBTi)
Lançada em 2004, a World Breastfeeding Trends Initiative (WBTi ) auxilia os países a avaliar o status e comparar o progresso na implementação da Estratégia Global para Alimentação de Bebês e Crianças Pequenas de forma padronizada. Ela se baseia na ferramenta da OMS para avaliação nacional de políticas e programas sobre alimentação de bebês e crianças pequenas. A WBTi auxilia os países a medir os pontos fortes e fracos nos dez parâmetros de políticas e programas que protegem, promovem e apoiam práticas ideais de alimentação de bebês e crianças pequenas (IYCF). A WBTi também mantém um Repositório Global de Dados dessas políticas e programas. A ferramenta exclusiva da web ajuda na codificação por cores e na pontuação de cada indicador. O processo WBTi estimula a ação local, reunindo pessoas e incentiva a colaboração e o networking entre organizações importantes, como departamentos governamentais, ONU, profissionais de saúde, acadêmicos, sociedade civil e outros participantes (sem conflitos de interesse). Ela auxilia na construção de consenso. Por meio do uso da ferramenta WBTi, os países trabalham para produzir um “boletim” e um “relatório” que podem ser usados para mobilizar ações em nível local, definindo as lacunas e recomendações para mudanças. O WBTi incentiva reavaliações a cada 3-5 anos. O Secretariado Global da BPNI gerencia o WBTi e seu repositório.
Declaração de Visão e Missão
O WBTi prevê que todos os países criem um ambiente propício para que as mulheres tenham sucesso na amamentação ideal de seus bebês em casa, em unidades de saúde ou em locais de trabalho. O WBTi aspira ser um líder confiável para motivar formuladores de políticas e gerentes de programas em países a usar o repositório global de dados de informações sobre amamentação e políticas e programas de IYCF. O WBTi prevê servir como uma plataforma de conhecimento para gerentes de programas, pesquisadores, formuladores de políticas e defensores da amamentação em todo o mundo. A missão do WBTi é alcançar todos os países para facilitar a avaliação e o rastreamento de políticas e programas de IYCF por meio da mobilização de parcerias locais sem conflitos de interesse e da construção de um repositório de dados para advocacy.
Fonte: Site Oficial WBTi
WBTi no Brasil
O Relatório WBTi Brasil – 2014 apresenta uma análise detalhada sobre a implementação das políticas e programas de aleitamento materno no país, com base nos indicadores da World Breastfeeding Trends Initiative (WBTi). O documento avalia o desempenho do Brasil em áreas estratégicas, como legislação, monitoramento, apoio à amamentação e iniciativas para promoção e proteção do aleitamento materno.
Os resultados indicam avanços significativos, especialmente na proteção legal do aleitamento materno e na implementação da NBCAL, mas também apontam desafios, como a necessidade de maior fiscalização e aprimoramento de políticas públicas. O relatório serve como uma ferramenta fundamental para orientar ações e fortalecer políticas que garantam melhores condições para a amamentação no Brasil.
Acesse o Relatório completo aqui .
Organizadoras:
Fabiana Swain Müller, Marina Ferreira Rea
Autores:
Fabiana Swain Müller, Marina Ferreira Rea e Natália Rea Monteiro
Colaboradoras:
Amanda Souza Moura, Ana Basaglia, Aline Sudo, Cleia Costa Barbosa, Elisabeth Kuehn, Elsa Giugliani, Fabiola Nejar, Fabíola Cassab, Fernanda Ramos Monteiro, Gisele Anne Bortolini, Keiko Teruya, Kleyde Ventura de Souza, Maria José Mattar, Maristela De Marchi Benassi, Neide Maria da Silva Cruz, Renata Guimarães, Rosangela Gomes dos Santos, Rosana de Divitiis
Agradecimentos:
Ellen Zita Ayer, Silvia Saldiva, Siomara Roberta Siqueira, Sonia Venâncio, Tereza Toma
Iniciativa Mundial sobre Tendências do Aleitamento Materno (Wbti): Informe Nacional
Jundiaí, São Paulo: IBFAN Brasil, 2014.
ISBN 978-85-60941-06-3